O ser humano está vivendo mais, em contra partida a maioria destas pessoas também estão sofrendo mais. A sociedade não se preparou adequadamente para esta possibilidade, em alguns países medidas foram tomadas com certa antecipação, para que as pessoas da 3ª idade pudessem manter sua vida com dignidade, infelizmente o Brasil não é um deles, falando desta forma eu não quero dizer que no nosso país não existam entidades que não se preocupam e que não têm programas direcionados à 3ª idade, existem sim, mas com certeza não é o suficiente. Em uma recente pesquisa foi constatado que em poucos anos, mais da metade da população do mundo será de idosos. E o que está sendo feito de concreto para que esta população consiga viver com uma qualidade melhor de vida, com respeito e dignidade? Principalmente para a maioria que infelizmente não tem uma boa condição financeira.
Mas sinceramente o presente para estes milhões de idosos já é bastante preocupante, os maus tratos, a falta de respeito principalmente quando se trata de saúde, onde ele é tão mal assistido (isto quando consegue atendimento), sem contar com o desrespeito dos mais jovens e dos parentes (é claro que não são todos que agem desta forma), que querem se ver livres dos que para eles não tem mais valor algum, a não ser pela mísera aposentadoria que recebem, isto quando o idoso consegue se aposentar. Não posso deixar de falar sobre os avós e pais que as vezes sem condição física para isto, voltam a trabalhar com o único propósito de aumentar a renda familiar, enquanto seus filhos e netos que já deveriam ser independentes financeiramente, vivem de baixo de suas abas, curtindo a vida adoidado, sem nenhum senso de responsabilidade, de respeito, de objetivo e de direção de suas próprias vidas. E o pior de tudo é que estes filhos e netos não vêem nada de errado nisto, pelo contrário dizem que eles não fazem mais que a obrigação, e ainda tem a cara de pau de terminar com aquela famosa frase: “eu não pedi para nascer”.
Independente de todos estes problemas, o que nós precisamos entender é que não é porque a pessoa envelhece que ela perde a inteligência, os sonhos, os desejos, e o respeito à vida. Ela perde sim, a agilidade, o ‘corpo perfeito”, perde a ousadia que o jovem tanto enaltece. Mas com o envelhecimento ela também ganha: sabedoria, ponderação, cautela e experiência. A única coisa que nós não podemos esquecer é que também vamos chegar à 3ª idade, e não sabemos de que forma vamos chegar. Chegaremos saudáveis? Independentes? Conscientes? Isto eu não sei. O que posso dizer com certeza é que devemos sempre nos perguntar: _Como eu gostaria de ser tratado quando chegar à 3ª idade? Pense nisto!!!!!